Borges em 90 minutos



Jorge Luis Borges é dessas personalidades de biografia romanesca. Dono de uma erudição imensurável, o autor é considerado um dos mais importantes escritores argentinos e um dos maiores nomes da literatura sul-americana. Dedicou grande parte de sua vida à literatura - mais como leitor do que escritor, conforme ele mesmo definia - destacando-se na produção de narrativas curtas e contos de temáticas variadas que flertavam com a filosofia, a teologia, a metafísica, a história e a mitologia.


O livro "Borges em 90 minutos", da editora Zahar, escrito por Paul Strathern aborda estas e outras características da obra do escritor argentino juntamente com os fatos mais relevantes de sua biografia como a imensa paixão pelos livros e a doença que lhe tirou a visão. Esta ultima é, de fato, a grande ironia da vida de Borges: o homem que tanto amava os livros perdeu a visão gradualmente. Mais romanesco que isso, impossível.

O livro traz muitos detalhes sobre a vida do autor, desde sua infância de classe média em Buenos Aires até sua morte em Genebra aos 86 anos, percorrendo a adolescência na Europa e o regresso à Argentina. Aspectos psicológicos da vida do escritor também são abordados: a dificuldade com as mulheres, os amores platônicos, a sensação de fracasso perante o pai e a relação fraterna com a mãe. O melhor do livro, contudo, são os comentários do autor a respeito dos textos de Borges. Estas análises apresentam as principais características de sua literatura, revelam suas motivações e destacam os trechos mais importantes para a apreciação do leitor.

"Borges em 90 minutos" cumpre com eficiência sua proposta de apresentar ao leitor uma análise dinâmica da obra e da história de um dos grandes nomes da literatura mundial. Em vida, Borges foi uma pessoa tímida e contida que viveu pelos livros e expandiu sua existência através de uma literatura muito particular. Quem não conhece sua biografia dificilmente ficará impassível diante de seus dramas pessoais e da terrível ironia de um escritor destinado à cegueira. O livro é uma breve visão sobre a multifacetada literatura borgiana e uma excelente opção para conhecer um pouco mais da vida e do trabalho deste grande escritor.

Serviço: 
Páginas: 95 
Autor: Paul Strathen 
Editora: Jorge Zahar Editor
Formato: 12x18
Preço: R$12,00

Comentários

Meus livros